Por que a sociedade tolera a ditadura?

Sociedade-tolera-ditadura-ditador

    A ditadura sempre esteve presente na história da humanidade de uma maneira geral. Foram tantos reis absolutistas e tantos ditadores que passaram pelo mundo que às vezes perdemos as contas de quantos foram. 

    Para saber mais sobre a ditadura leia também sobre o que motiva os ditadores.

    Nos dias actuais, a ditadura também se faz presente em vários sociedades, ainda que de uma forma muito sutil e quase imperceptível. 

    Muitas vezes observamos manifestações por parte dos cidadãos que reclamam sobre a má governação dos seus dirigentes políticos. 

    Ora, a questão que se coloca diante desta realidade é: por que toleramos isso? Como um indivíduo apenas consegue aprisionar as liberdades de milhões de pessoas que constituem um país? Por que estas milhões de pessoas não lutam por suas liberdades? 

    Como resposta, recorremos a dois aspectos que melhor explicam a tolerância que temos e sempre tivemos às ditaduras: o medo e a covardia.

    Medo

Sociedade-tolera-ditadura-ditador

    Pode-se dizer que as pessoas deixaram de lutar por suas liberdades e se tornaram tolerantes às más governaçãoes dos seus dirigentes por causa do medo. O medo de criar uma revolução e não ser apoiado pelos demais, por exemplo, ou o medo de ter sua família prejudicada pela tentativa de revolta contra o governo ditador; ou ainda o medo de ser mantido em uma prisão. 

    Estes medos podem ser alguns dos factores que nos levam a tolerarmos a ditadura, privando-nos de agirmos. 

    Covardia

Sociedade-tolera-ditadura-ditador

    Pode-se ainda dizer que as pessoas não lutam contra o governo ditador que aprisiona suas liberdades devido à covardia. Somos tão covardes ao ponto de olharmos para o governo opressor sem nos movermos contra. 

    Mas é necessário que se reflita: uma pessoa que não luta pela sua liberdade pode, de facto, ser visto como covarde; dez ou vinte pessoas que não lutam pelas suas liberdades podem ainda serem vistas como covardes; porém, quando um país inteiro, uma nação inteira não luta pela sua liberdade, fica difícil acreditar que não o fazem por covardia, afinal, uma nação inteira quando unida podem derrubar o governo opressor; mas por que não o fazem? Eis a questão. 

    Observa-se assim que, por alguma razão, privamo-nos de entrarmos numa luta contra o governo opressor que encarcera nossas liberdades. Por um lado somos levados pelo medo de perdermos alguém que amamos ou de sermos mantidos em cativeiros; ao mesmo tempo somos covardes ao ponto de apenas observarmos a ditadura sem sequer nos movermos.

    Por outro lado, um país inteiro, unidos, podem derrubar um governo opressor, mas por uma razão desconhecida não o fazem; talvez o medo e a covardia sejam os únicos factores que nos privam disso; mas uma coisa é certeira: na maioria dos casos, somos passivos diante da ditadura moderna que priva nossas liberdades.




Por: David Lutango


Comentários

Postagens mais visitadas