O que motiva os ditadores?

Ditadura-ditador-motiva

    A ditadura sempre foi tratada como um mal para as sociedades que foram se formando ao longo da história. O poder de um sobre todos foi sempre um aspecto causador de violências e barbaridades que mancharam a dignidade humana. 

    Para saber mais sobre a ditadura, leia também sobre por que a sociedade tolera a ditadura.

    A ditadura é entendida desta forma, como um tipo de governo onde o poder centraliza-se numa única pessoa, cujos feitos favorecem ele mesmo em detrimento dos interesses de todos os outros. 

    O ditador tudo faz para que sua ditadura perdure; ele usará a violência caso seja necessário para a afirmação do seu poder.

O que motiva a ditadura?

Ditadura-ditador-motiva

    A pergunta sobre os  motivos da ditatura foi respondida por vários pensadores ao longo da história. 

    Nietzsche

    Para Nietzsche o homem é inclinado para o que chamou de vontade de poder, ou seja, todos somos naturalmente vocacionados para a busca do poder, mesmo que tenhamos de magoar ou oprimir os outros ao nosso redor, isto é, tudo faremos se no final obtivermos o poder. 

     Marx

    Marx também apontou esta inclinação natural quando introduziu a expressão luta de classe. Com luta de classe, Marx queria dizer que somos todos inclinados a buscarmos o poder e, para isso, entramos numa luta de todos contra todos, como dizia Hobbes. Ou seja, a vontade de conquistarmos a glória e o poder submete-nos a oprimirimos outras pessoas caso seja necessário.

    Foucault

    Segundo Foucault, todos seríamos súditos de um sistema de poder que impõe sobre nós suas condições disciplinares de modo que este poder nunca teermine. Com isto, pdoemos observar que tanto nós mesmos, como as pessoas que nos governam, temos a tendência natural de exercermos poder sobre os outros.

Ditadura-ditador-motiva

    Vale lembrar que qualquer período da história onde a ditadura esteve presente é sempre lembrado com um sentimento de pesar ou com um semblante de tristeza, isto devido às barbáries e atrocidades contra a vida humana causados pelo detentor de todo o poder. 

    Lembremos ainda o nazismo, onde milhares de vidas humanas foram atormentadas e mortas em campos de concentração. 

    Considera-se assim a ditadura como um fenómenos que viera trazer todo tipo de crueldade e barbaridade para a vida humana.

    Através disto, podemos entender que a ditadura, ou o poder de exercer poder sobre os demais, vai muito além das instâncias políticas ou públicas, mas pode também estar presente nos espaços mais restritos, onde somos submetidos a agirmos de tal forma que a nossa vontade de poder seja atendida, o que nos faz exercermos poder sobre os mais fracos.




Por: David Lutango

Comentários

Postagens mais visitadas