Afinal, diz-se semba ou samba?

 



🔴 Afinal, diz-se semba ou samba?


Esta é uma dúvida que muitas pessoas ainda têm, mesmo com anos de história destas duas palavras que formam toda uma cultura nacional do país onde pertencem. 

A verdade é que ambas as palavras existem e formam dois estilos de dança e de música diferentes que compõem o mosaico cultural de dois países lusófonos: Angola e Brasil.

Semba

O Semba é um género de música e de dança tradicional de Angola, tendo-se tornado muito popular nos anos 50. Numa tradução livre, a palavra semba representa “um toque de barrigas”, ou seja, o encontro do corpo do homem com o da mulher, que gingam ritmicamente, onde o cavaleiro segura a dama pela cintura e puxa-a para si com ritmo e energia contagiante.

Samba

O Samba, por sua vez, é um género de música e de dança tradicional brasileiro, nascido nas comunidades afro-brasileiras do Rio de Janeiro, no início do século XX. Devido às diferentes formas culturais existentes em todo o território brasileiro, o samba apresenta formas distintas, dependendo de cada região, porém, sempre mantendo a alegria que a caracteriza. Entre os passos mais populares do samba, estão Trança, Passo do malandro e Pião aberto.

Sendo assim, importa dizer que ambos os géneros caracterizam, muito profundamente, a cultura e a identidade do país onde estão, sendo que também contribuíram para a história dos seus povos e compõem o património cultural dos seus países



Comentários

Postagens mais visitadas