O que é aculturação, endoculturação, contra-aculturação e contracultura?

 

O-que-é-aculturação-endoculturação-contra-aculturação-contracultura

    Durante a história da humanidade, surgiram muitos povos e muitas culturas que deram origem ao mundo que temos hoje. Da mesma forma, muitos destes povos e culturas se uniram e juntos formaram outros povos e outras culturas oriundas desta união. 

    Com isto, a cultura passou a comportar um conjunto de aspectos e elementos vindas de culturas diferentes. Para um melhor entendimento, vale conhecer a forma como distintas culturas se uniram e fizeram surgir novos valores e novas formas de viver. 

    Da mesma forma, ao nascermos, somos inseridos dentro da cultura que encontramos, onde nossos pais nos ensinam seus valores e seus princípios.

 Neste artigo, falaremos de como acontece a junção de diferentes culturas e quais outras situações podem surgir desta junção.

Aculturação

O-que-é-aculturação-endoculturação-contra-aculturação-contracultura

    A aculturação é o processo pelo qual uma determinada cultura vê seus princípios e valores a se misturarem com os princípios e valores de uma cultura diferente. 

    É um processo de mistura de duas ou mais culturas diferentes.

    Pode ainda ser definida como o processo de troca ou fusão de costumes, de práticas, de valores, de normas ou de traços entre duas ou mais culturas distintas, podendo ocorrer de forma livre, no consenso das culturas envolvidas, ou forçada, quando uma cultura se impõe sobre a outra de forma coerciva ou violenta.

Endoculturação

O-que-é-aculturação-endoculturação-contra-aculturação-contracultura

    Ao nascermos, já encontramos uma cultura na qual a nossa família está inserida. Imediatamente, somos inseridos e crescemos dentro desta mesma cultura, cujos valores e princípios nos são ensinados pelos nossos pais e irmãos. 

    Ora, a este processo, de nascermos e já sermos inseridos dentro da cultura que encontramos, dá-se o nome de endoculturação. 

    Neste sentido, a endoculturação se define como sendo um processo por meio do qual os indivíduos são inseridos no contexto de onde nascem, isto é, na cultura que encontram ao nascerem, onde adquirem e internalizam os valores, as normas e as crenças daquela cultura.

Contra-aculturação

 

O-que-é-aculturação-endoculturação-contra-aculturação-contracultura

    Muitas culturas que sofrem pela aculturação forçada decidem lutar contra os invasores de maneira a se livrarem da aculturação e resgatarem os seus valores originais. 

    A este processo de resgate da cultura original, perdida mediante à aculturação, dá-se o nome de contra-aculturação. 

    Deste modo, a contra-aculturação pode ser definida como o processo pelo qual as culturas decidem resgatar as características e os valores que lhes cabia antes de sofrerem pela aculturação. 

Contracultura 

O-que-é-aculturação-endoculturação-contra-aculturação-contracultura

    Outro aspecto semelhante à contra-aculturação é a contracultura. A contracultura é o processo pelo qual se providencia esforços não só para o resgate dos valores originais perdidos na aculturação, como acontece na contra-aculturação, mas também abre caminho para a elaboração de novos valores e costumes que se adaptam à realidade presente.

    Assim, podemos observar como estes conceitos se diferenciam. A aculturação exprime a mistura livre ou forçada dos traços culturais de dois ou mais culturas. A endoculturação é o processo pelo qual um indivíduo é inserido na cultura que encontra ao nascer. A contra-aculturação se exprime na tentativa de resgate dos valores originais. E por último, a contracultura, embora também pregue o resgate dos valores originais, pode ainda se exprimir na exigência de novos valores e costumes que se adequam ao contexto presente. 

 

 

 

Por: David Lutango

__________

Fontes:         

 Assis, Cássia Lobão & Nepomuceno, Cristiane Maria. Processos culturais: endoculturação e aculturação. Estudos Contemporâneos da Cultura (Aula 8). Campina Grande: UEPB/UFRN, 2008.

Coelho, Lidiane Pereira & Mesquita, Diana Pereira Coelho de. língua, cultura e identidade:  conceitos intrínsecos e interdependentes, entreletras: Araguaína/TO, v. 4, n. 1, p. 24-34, 2013.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas