EFEMÉRIDE: Por que se comemora o Dia Internacional dos Museus?

 

Dia-Internacional-dos-museus

    O Dia Internacional dos Museus se comemora, anualmente, a 18 de Maio. Esta data foi estabelecida em 18 de Maio de 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo afeto à UNESCO, isto com o objectivo de se promover os aspectos relativos à cultura, à identidade e ao património cultural que caracterizam a identidade dos povos de todo o mundo, bem como de reflectir sobre o papel dos museus no crescimento social e cultural.

    Todos os anos, o ICOM escolhe um tema central para se comemorar este dia. Entre os temas já escolhidos nos anos anteriores, se verificam aspectos relacionados à história, às paisagens culturais, ao turismo, ao património cultural, às colecções do acervo museológico, bem como à memória nacional e às mudanças socioculturais de todo o mundo.

    Para este ano, o ICOM definiu como tema, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Dia-Internacional-dos-museus

    Nesta data, os museus e seus profissionais (museólogos, profissionais e cientistas da informação, antropólogos, arqueólogos, paleontólogos, historiadores, etc.), bem como estudantes e pesquisadores dos diversos campos do conhecimento, são chamados para juntos criarem, imaginarem e partilharem os aspectos e os desafios culturais que todos os dias se apresentam em suas sociedades, de modo a se criar valores e novas formas de se abordar as instituições que visam na preservação e promoção da cultura.

    Vale realçar que, neste dia, os museus têm entrada gratuita, podendo se visitar suas exposições, suas obras, bem como participar das suas actividades para juntos se comemorar esta data que simboliza um novo florescer da nossa cultura e identidade. 

 

 

Por: David Lutango

Comentários

Postagens mais visitadas