4 elementos culturais que sem as quais não pode existir cultura

 

Elementos-culturais-cultura

    A cultura é constituída por um conjunto de elementos que possibilitam a identidade de um indivíduo ou povo e o tornam original e distinto dos demais. Assim, Identidade e Cultura são tão ligadas que nunca se deve separar uma da outra. 

    Para que se conheça a cultura e consequente identidade de um povo, é muito importante que se entende seus elementos culturais e a maneira como estes elementos se relacionam, bem como a base desses elementos. 

    Neste artigo, separamos 4 elementos de extrema importância para se conhecer a cultura e a identidade de um povo, que sem as quais nenhum povo ou colectividade pode se conceber como tendo cultura.

1. Valores

Elementos-culturais-cultura

    A primeira coisa fundamental para qualquer cultura é o valor que a cultura pode agregar no grupo ou na sociedade como um todo, ou seja, são os valores que norteiam os actos, o comportamento e as motivações de qualquer cultura.

    Os valores indicam aquilo que é bom e importantes e revelam a riqueza de um indivíduo ou de um grupo, servindo como guia para suas acções. São importantes para qualquer cultura que queira se manter sólida.

    Entre os valores mais conhecidos podemos destacar a generosidade, a confiança, a fraternidade, a honestidade, a liberdade, a justiça, a solidariedade, a tolerância, o amor, o respeito, a fidelidade, a bondade, a cooperação e a transparência.

2.  Crenças

Elementos-culturais-cultura

    A crença é outra coisa de grande relevância para as culturas. É através da crença que o homem molda sua vida segundo um ideal específico. 

Pode-se conceber a crença como sendo qualquer ideia ou narrativa que um indivíduo considera verdade, cientificamente provada ou não, e que dita seus actos.

    As crenças podem ser fundadas com base na fé, na religião, na superstição ou até mesmo com base na ciência e na política, sendo dotadas de ideias sobre a realidade, sobre a origem do mundo ou sobre a vida. É através delas que as culturas elaboram seus valores, seus rituais e seus princípios.

3.  Rituais

 

Elementos-culturais-cultura

    Os rituais são actividades planeadas que têm consequências práticas na vida dos membros que compõem um grupo. São muitas vezes ligadas à religião, à magia ou à superstição. 

    As culturas recorrem aos rituais para a realização de suas actividades mais comuns - como a circuncisão, os ritos de iniciação, os ritos de passagem - ou para realizarem cultos de invocação aos seus ancestrais, aos seus deuses ou à natureza.

4.  Normas

Elementos-culturais-cultura

    As culturas elaboram normas para a afirmação dos seus valores, das suas crenças, bem como para a execução dos seus rituais. Estas normas podem ser baseadas em princípios, em regras ou em protocolos – escritos ou não – que regem o comportamento e as acções dos membros do grupo pertencentes à cultura.

    Estas normas são também aperfeiçoadas e moldadas às crenças, aos valores e às necessidades do grupo como um todo. As culturas recorrem às normas para a tomada das suas decisões ou para a elaboração dos seus rituais e práticas.

    Assim, valores, crenças, rituais e normas são fundamentais e indispensáveis para a existência, afirmação e consolidação de qualquer cultura.

 

Por: David Lutango

__________

Fontes:

Nepomucemo, Cristiane Maria & Assis, Cássia Lobão. Processos culturais: endoculturação e aculturação. Estudos Contemporâneos da Cultura. (Aula 6). Campina Grande: UEPB/UFRN, 2008.

Trevisol, Nicole Pasini & Machado, Denise Del Prá Netto. Cultura Organizacional e Empreendedor: Elementos de Cultura e Sua Relação com o Herói, Empreendedor Brasileiro, In: VIII Encontro de estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empreas. Goiânia, EGEPE, 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas