3 virtudes que fazem o amor dar certo

Virtudes-amor-paixão-relacionamento

    As virtudes do amor se põem como consequências decorrentes da efetivação dos três componentes do amor; se exprimem como um conjunto de atitudes presentes nos relacionamentos desenvolvidos com base no amor consumado. Entre as principais virtudes do amor se pode mencionar: Generosidade, Fidelidade e Tolerância. 

    Para saber mais sobre amor, leia tambémo nosso artigo o que é amor.

Generosidade

Virtudes-amor-paixão-relacionamento

    A generosidade se exprime na disponibilidade de se construir um relacionamento franco, aberto, sincero e altruísta, cujas práticas se justificam na máxima da intimidade, da honestidade, da confiança e da bondade pelo outro. 

    Com esta perspectiva, o amor seria um esforço pela saúde do relacionamento, isto é, um empenho constante pelo bem-estar do ambiente; uma dedicação insaciável pela qualidade da relação.

Fidelidade

Virtudes-amor-paixão-relacionamento

    A fidelidade tem sua expressão na fé que um sente pelo outro, ou seja, na confiança que se tem de que o outro agirá segundo os valores combinados, que podem ser a generosidade, o comprometimento, a sinceridade, a honestidade ou o esforço em cuidar da relação, isto de modo a se construir um relacionamento sólido dotado de confiança. 

    Então, o amor seria um conjunto de valores que, quando estabelecidos e seguidos com comprometimento, permitiriam a fidelidade e, com isso, a confiança entre o amante e o amado, o que possibilitaria um pleno e perpétuo desabrochar do relacionamento.

Tolerância

Virtudes-amor-paixão-relacionamento

    A tolerância se resume em aceitar o outro tal como é, ou seja, consiste em aceitar as crenças, as ideias, a forma de pensar, o comportamento e as atitudes do outro, mesmo que isso seja contrário às inclinações de quem ama. 

    Assim, para que o amor seja possível, torna-se necessário a tolerância por aquilo que o outro pensa, isto é, a tolerância pelas inclinações do outro, mesmo que estas inclinações sejam contrárias às inclinações de quem ama. 

    Vale esclarecer que a tolerância no relacionamento não se justifica em aceitar absolutamente tudo o que o outro pensa ou faz. 

    A tolerância presente no amor verdadeiro tolera apenas aquilo que não põe em causa a saúde do relacionamento, aquilo que não danifica a relação; o amor leva o amante a privar a pessoa amada de fazer coisas que a ferissem ou privassem o seu bem-estar.




Por: David Lutango


Comentários

Postagens mais visitadas