Por que o ensino da literatura é urgente?

Ensinar-literatura-escola-sociedade

    Desde muito tempo, aliás, desde sempre, a literatura sempre serviu como um meio fundamental para a representação da realidade humana; para a representação dos fenómenos sociais que diariamente se apresentam. 

    Além disso, a Literatura é um viajante do tempo, isto na ideia dela relatar o passado, o presente e de prescrever o futuro. Muito do que hoje sabemos sobre os acontecimentos dos séculos passados, sabemos por meio da literatura. 

    Pode-se então conceber a literatura não apenas como toda prática voltada à escrita e à leitura, permitindo ao homem expressar-se e representar a realidade por meio de narrativas e ideias.

Ensino da literatura

Ensinar-literatura-escola-sociedade

    Como vimos, a literatura serve como um instrumento de representação da realidade. Serve ainda como mecanismo para a expressão e autoexpressão do sujeito, ou seja, para a transmissão de conhecimentos sobre o mundo e sobre nós mesmos. 

    Neste sentido, o ensino da literatura em salas de aula é extremamente fundamental para o crescimento do aluno, uma vez que, a literatura se exprime através da escrita; e o aluno, ao usar a escrita, torna-se leitor do mundo e de si mesmo, possibilitando-o entender os fenómenos do mundo à sua volta e do mundo dentro dele.

    A prática da literatura é, sobretudo, a prática da escrita e da leitura. Um bom escritor tem de ser, necessariamente, um bom leitor; e nada é mais benéfico para o crescimento do cérebro senão a leitura. 

    Ora, se a Literatura é a expressão perfeita da leitura e da escrita, logo, ensiná-la é, ao mesmo tempo, investir no crescimento intelectual e social do aluno.

Meio para se expressar

Ensinar-literatura-escola-sociedade

    A literatura oferece ainda diversos géneros que foram usados para a representação simbólica e até real da realidade; as mitologias por exemplo, muitas delas, foram escritas com uma linguagem poética, podendo-se assim recorrer à poesia como forma de expressão e de autoexpressão. 

    Pode-se ainda preferir a prosa, o romance, o conto, a fábula e muitas outras formas literárias fundamentais para a compreensão do mundo e do próprio homem.

    A literatura é então um meio de expressar e de se autoexpressar no mundo; ou seja, um meio fundamental para o homem que o permite ler o mundo à sua volta, ler a si mesmo e compreender suas complexidades e as que o cercam, de modo a partilhar o conhecimento com os outros. 

    Resumidamente, a literatura é indispensável para o homem e o seu ensino é extremamente fundamental para a formação de pessoas capazes de interpretar o mundo e participar nele.




Por: David Lutango


Comentários

  1. Realmente. É uma dádiva a Literatura. Completamente necessário pra esse mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas