O que se sabe sobre literatura?

O-que-é-literatura

    A Literatura apresenta-se ao homem desde os seus primórdios. Tem servido, desde sempre, para a expressão e autoexpressão do próprio homem, permitindo-o ler o mundo, ler a si mesmo, interpretar o mundo e partilhar este conhecimento com os outros ao seu redor.

    Neste sentido, este artigo pretende mostrar como a Literatura sempre participou na jornada do homem e de como mostra-se indispensável para o conhecimento do mundo à sua volta e do mundo dentro dele.

Literatura

O-que-é-literatura

    A Literatura é toda prática voltada à escrita e à leitura. É um meio de expressão do homem, dando-o a possibilidade de se exprimir para os outros por meio da escrita. Porém, antes mesmo de qualquer escrita, o homem embarca numa leitura interna, numa introspecção que o leva a criar. 

    Ora, esta instrospecção é a leitura de si mesmo, das suas crenças, dos seus valores, das suas experiências. O homem embarca ainda numa leitura do mundo, de modo a relacionar sua existência e o mundo, podendo assim criar.

A literatura poder se manifestar de três sentidos: como expressão, como transmissão e como representação.

Literatura como forma de se expressar

O-que-é-literatura

O homem lê-se a si mesmo para escrever. Observa-se então que a Literatura sistematiza-se, primeiro, pela leitura de si mesmo, segundo, pela leitura do mundo, terceiro, pela compreensão que resulta desta leitura, quarto, pela exteriorização desta compreensão através da escrita, e quinto, pela partilha deste conhecimento com os outros, dando assim, ao homem, a possibilidade de expressar seu interior. 

    Neste sentido, a literatura serve como um meio de expressão, permitindo a homem expressar seus sentimentos, suas tristezas, seus medos, suas motivações, seus valores, suas crenças e seus anseios.

Literatura como forma de transmissão

O-que-é-literatura

    Ensinar é um exercício nobre que pode ser exercido por meio da literatura, isto através de livros, de poesias, de relatos e de outras formas de escrita passíveis de transmitirem conhecimento. 

    Assim, como qualquer manifestação artística, a literatura se apresenta como um instrumento útil para a transmissão de conhecimentos e de participação do homem na história, permitindo ao homem deixar suas impressões na história através das personagens, das narrativas, dos mundos e das realidades que cria.

Literatura como forma de representação

O-que-é-literatura

    A Literatura apresenta-se ainda como um instrumento simbólico de representação para os fenómenos que diariamente acontecem na sociedade. Um exemplo para esta ideia é o romance Romeu e Julieta de William Shakespeare (1564-1616). Esta obra mostra, claramente, os amores que diariamente se mostram no quotidiano. 
     
    Os seres humanos nutrem sentimentos uns pelos outros o tempo todo. Ao percorrermos pela vida, passamos por amores proibidos e por amores não correspondidos, o que nos leva a pensamentos conflituosos e, muitas vezes, a cometermos tragédias e a desenvolver transtornos mentais pelo simples facto de não podermos estar ao lado de quem amamos.
     
    Esta realidade humana é vista quando Romeu suicida-se por não poder estar com sua amada; e Julieta, aflita pela ausência definitiva do amado, decide também calar a própria respiração. Pode-se dizer que este episódio de Romeu e Julieta é, na verdade, uma representação de como as relações humanas, sobretudo as amorosas, podem se tornar angustiantes e trágicas quando levadas de forma incorrecta.

As mitologias

O-que-é-literatura

    As mitologias, por sua vez, são perfeitas representações simbólicas da realidade humana. Ao percorrermos pelas histórias míticas, observamos o quanto os relatos falam da condição humana. Por exemplo, na A Divina Comédia, Dante Alighieri (1265-1321) mostra, simbolicamente, como o homem, no percurso de sua vida, passa por infernos e purgatórios existenciais antes de chegar ao paraíso. 

    Pode-se entender o inferno e o purgatório como obstáculos, problemas e dificuldades que o homem tem de passar; ao passo que, o paraíso pode ser interpretado como conforto, felicidade ou algum tipo de satisfação; ou seja, para que o homem alcance qualquer satisfação ou conforto, primeiramente passa por obstáculos, obstáculos e dificuldades.

 

 

Por: David Lutango



Comentários

Postagens mais visitadas