EFEMÉRIDE: Por que se comemora o dia da África?
O Dia da África se comemora, anualmente, a 25 de Maio.
Esta comemoração teve sua origem através da instituição da Organização de Unidade Africana (OUA), isto em 25 de Maio de 1963, na Etiópia, que visava defender e emancipar o continente africano, promovendo as suas riquezas e os seus valores culturais, de modo a se afirmar a união e a amizade entre os países-membros.
Nesta data, 25 de Maio de 1963, os representantes de trinta países africanos se reuniram em Adis Abeba, na Etiópia, e foram recebidos pelo então anfitrião, o imperador Haile Selassie.
Foi neste encontro que a Organização da Unidade Africana foi fundada, tendo como objectivo inicial incentivar a descolonização de países como Angola, Moçambique e África do Sul.
Neste encontro se jurava também o apoio ao trabalho realizado pelos nacionalistas e pelos combatentes que lutavam pela liberdade dos seus países. Para isso, foi estabelecida uma carta de princípios que procurava melhorar as condições de vida das populações dos estados-membros.
Em 1972, a Organização das Nações Unidas
(ONU) estabeleceu o dia 25 de Maio como o dia oficial que marca a comemoração
do continente, isto é, o Dia da África.
Importa referir que, em 2002, a Organização de Unidade Africana (OUA) passou a ser chamada simplesmente de União Africana, porém, manteve-se a comemoração da data do Dia de África, isto por respeito à antiga OUA.
Assim, o 25 de Maio lembra a luta e a liberdade dos países africanos, bem como a independência destes países após longos períodos da colonização europeia pelos quais passaram. Lembra também a luta contra o regime do Apartheid e simboliza a possibilidade de se construir um continente livre, unido e presente na corrida rumo ao desenvolvimento mundial.
É neste sentido que o Dia da África é também chamado de Dia da Liberdade de África ou Dia da Libertação de África.
A celebração da data se verifica de forma acentuada nos vários países africanos e nos africanos que se encontram espalhados em todo o mundo, onde as cores que simbolizam o continente berço se mostram na vestimenta de todos.
Geralmente, as comemorações do Dia da África se estendem por dias ou semanas e a data se constitui como feriado nacional em vários países africanos, como Angola, Namíbia, Zimbábwe, Mali, Zâmbia e Ghana.
Por: David Lutango
Comentários
Postar um comentário