Como os outros nos influenciam?

 

outros-influência-sociedade

    Os pensamentos têm origens. As nossas ideias, nossas decisões, nossas opiniões têm origens, lugares por onde as buscamos. Somos propensos a sermos influenciados pelas pessoas, pelos momentos, pelas situações ou pelas coisas ao nosso redor. 

    E quando isso acontece, somos acordados da fragilidade do fanatismo de que tanto apontamos, ou seja, o fanatismo é a firmeza dos pensamentos, é uma fixa ideia que por nada a trocamos. 

    Mas será mesmo que não a trocamos? Afinal, antes mesmo de se tomar uma ideia que se tornaria fanática, pressupõe-se que já tenha existido uma outra ideia que seria então substituída pela nova, ou seja, as nossas percepções, até as que aparentam ser fanáticas, podem mudar completamente em segundos. 

    Lembremos a história, aceitávamos piamente que o sol girava em volta da terra, uma percepção que veio a mudar muito bruscamente. Percebemos então, que tudo pelo qual defendemos e acreditamos, não passam de simples ideias que a qualquer momento podem fumegar perante às outras ideias, perante às outras percepções de mundo. 

    Nossas visões de mundo são influenciadas pelos estímulos que recebemos fora de nós. Mas, como isso acontece, por que somos influenciados tão facilmente?

    Estudos apontam que um indivíduo, quando inserido em um grupo, tende a adoptar as ideias do grupo por onde foi inserido. Isso podemos observar mesmo no mundo dos afetos, no mundo das relações sociais, tendemos a abandonar nossos desejos individuais em nome da satisfação das pretensões colectivas. 

    O mesmo acontece no mundo académico, somos propensos a aceitar aquilo que as autoridades académicas (cientistas, filósofos, pesquisadores) dizem, pelo simples facto destes possuírem um grau académico respeitado.

    Então, nossas ideias, tudo aquilo que aprendemos até aqui, desde que nascemos, tiveram origem fora de nós. Nossas visões de mundo, a forma como vemos o universo, são na verdade, resultados de influências que tivemos no decorrer da vida. 

    Fomos influenciados, talvez por alguém na televisão, por um professor na escola, por um cientista, cuja palestra assistimos em um vídeo na Youtube, pelos nossos pais, nossos amigos ou por um grupo desconhecido de pessoas com o qual tivemos contacto em um dos encontros que a vida patrocina.

outros-influência-sociedade

    E isto não se aplica apenas no campo das ideias. Somos influenciados em muitos outros aspectos. 

    Muitas coisas em nossas vidas são resultados de influências que tivemos, por exemplo, a forma de falar, o tipo de roupa que vestimos, a maneira de andar, uma mania, um hábito, um costume ou uma rotina, enfim, as influências estão por aí, procurando seres a quem infectar. 

    Não há como escaparmos disso, somos todos influenciados e influenciadores.




Por: David Lutango


Comentários

Postagens mais visitadas