Como o mito da caverna explica a sociedade de hoje?

Mito-da-caverna-platão-sociedade

    Actualmente, o homem, munido pelas suas crenças e visões de mundo, passou a se fechar para o novo. 

    As pessoas passaram a pôr suas crenças acima das crenças dos outros, em outras palavras, o homem elevou seu ego ao ponto de, radicalmente, achar verdadeiras as suas percepções, isto em detrimento do novo pensar e do novo fazer que um outro alguém o sugere. 

    Os sujeitos acostumaram-se a acreditar naquilo que aprenderam ao ponto de julgarem-se donos da verdade. Nasceu então, nas sociedades actuais, uma tendência de se achar verdadeira a ideia, a visão ou a crença que por gerações foi pregada, mesmo que apresente claros indícios de não ser verdade. 

O mito da caverna

    O mito da caverna de Platão se justifica no seguinte relato: Imagine homens amarrados defronte ao fundo de uma caverna, cujas mãos, pernas e cabeça não podem sequer movimentar, limitando-se a olharem uma parede no fundo da caverna. Imagine, também, uma fogueira atrás destes homens. 

    Imagine ainda que, mais atrás, está então a saída da caverna e na superfície dela existe uma estrada onde pessoas e animais circulam frequentemente, sendo que, suas sombras, graças à fogueira, são refletidas no fundo da caverna, para a contemplação dos homens amarrados. 

    Acontece que, estes homens estiveram na caverna desde a infância e acostumaram-se a olhar para as sombras acreditando que são as únicas realidades existentes.

    Ora, imagine agora que um desses homens, de tanto lutar com as cordas, consegue soltar-se e vai logo para a saída da caverna, sendo ofuscado pela luz do sol que quase o queima os olhos. 

    Para poder acostumar-se à luz do sol, o homem olha primeiro para o reflexo do sol na água, em seguida nos objectos e aos poucos consegue olhar para o sol novamente. O mito continua dizendo que, o homem que se tinha libertado, decide então contar para seus amigos o que viu. 

    Ora, seus amigos, acostumados com as sombras na parede do fundo da caverna e achando que aquelas sombras eram as únicas verdades, não só duvidaram do homem, como também decidiram matá-lo.

Como isso se estabelece na sociedade?

Mito-da-caverna-platão-sociedade

    Este mito ilustra perfeitamente a sociedade de hoje; uma sociedade onde os que nela residem prenderam-se em suas crenças e passaram a descartar qualquer outra ideia contrária àquelas que lhes foi ensinado. 

    Pode-se ainda reflectir que, a verdade, muitas vezes é difícil de aceitar, sendo que, torna-se difícil sair da zona de conforto, daquilo que já se sabe, o que motiva as pessoas a prenderem-se no conhecimento que a escola ou a sociedade como um todo a ensinou. 

    São poucos os que usam a coragem, saem da zona de conforto e trilham o caminho que o novo conhecimento (a verdade) traça.  

    Com isso, vê-se uma dificuldade em aceitar aquilo que o outro tem a dizer. O desconforto de sairmos da zona de conforto impede-nos de trilharmos novos caminhos que o conhecimento sugere. 

    Aqueles que munidos de coragem decidem trilhar os caminhos do conhecimento e consequentemente da verdade, são muitas vezes zombados e desprezados sempre que vêm com um conhecimento novo. 

    Como consequência, a sociedade tornou-se uma máquina onde os elementos que a constituem repetem as mesmas informações e consequentemente, os mesmos conhecimentos.




Por: David Lutango

__________

Fonte:

Platão. (380 a.C). A República. Editora Independente, Livros VI e VII, 1-467.


Comentários

Postagens mais visitadas