Você sabe o que é tradição?

 

O-que-é-tradição

    A tradição é um dos aspectos de grande relevância dentro das diversas culturas de todo o mundo. Assim como cultura, a definição de tradição também se apresenta complexa e diversa, podendo ser concebida em diversos sentidos, dependendo do contexto social característico de uma sociedade. 

    Porém, dentro da gama de sentidos que o termo pode ter, existem palavras-chave fundamentais que muitas vezes aparecem nas suas várias definições; estas palavras são transmissão, costume, ensinamento, narração e consagração.

  • A transmissão se fundamenta na transferência de conhecimentos dentro da cultura. Se justifica em todas as práticas onde valores e princípios culturais são ensinados. 
  • O costume é o conjunto de práticas e afazeres que os membros de uma cultura exercem no quotidiano, compreendendo suas actividades diárias.
  • O ensinamento pode ser entendido como o conjunto de princípios, de valores, de ideias e de conhecimentos que são transmitidos.
  • A narração se dá por intermédio de histórias, estórias ou mitos referentes à cultura de um deter minado grupo e que são ensinados oralmente.
  • A consagração se dá na necessidade de um dos membros adquirir um novo cargo, papel ou responsabilidade dentro do culto, sendo assim consagrado em rituais ou cerimônias.

O-que-é-tradição

    Ora, ao relacionarmos estas palavras, podemos encontrar uma definição que mais se aproxima de uma definição universal do termo. 

    Assim, podemos conceituar a tradição como a transmissão de um conjunto de princípios, narrados ou não, oriundos da cultura de um grupo, que definem a essência deste grupo e consagram os valores a serem seguidos. 

    Podemos ainda concebê-la como sendo a transmissão de um conjunto de dados culturais de um antecedente a um consequente; ou ainda, como um conjunto de práticas, de costumes e ensinamentos, vinculados à cultura e transmitidos por meio de narrativas. 

Vemos então o quanto as tradições são fundamentais para as culturas. É através delas que os ensinamentos intrínsecos à cultura são transmitidos. Logo, não existem sociedades sem tradições. 

    Ademais, todas sociedades possuem cultura e identidade própria; todos os grupos sociais, que compõem a sociedade como um todo, possuem história, conhecimentos, costumes, valores e princípios suficientes para serem transmitidos e partilhados.

    É importante dizer que, muitas vezes, os princípios tradicionais são adoptadas como verdades absolutas pelos membros que professam a cultura e seguem esses princípios. 

    Porém, mesmos com a tentativa de se afirmarem como verdades absolutas, as tradições podem ser modificadas e adaptadas, dependendo das condições socioambientais que o contexto impõe. 

 

 

Por: David Lutango

__________

Fontes:

 

Romano, R. Vida/Morte-Tradições-Gerações. In Enciclopédia Einaudi [Vol. 36, pp. 166-197]. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1997.

Comentários

Postagens mais visitadas